colunas_-seio_280820_Staras_GettyImages-1024x683.jpg
Explante de prótese

Como funciona?

Muitas pacientes vêm ao meu consultório questionando sobre explante, por isso achei que esse post seria bastante orientativo.
Explante mamário é a cirurgia de retirada das próteses mamárias. Muitas pessoas pensam que uma vez com próteses mamárias, não seria possível realizar sua retirada sem prejuízo do contorno corporal. Porém, a realidade é outra. Esta é uma cirurgia que vem sendo realizada com maior frequência e os resultados das novas técnicas são muito satisfatórios.
Como sempre faço questão de frisar aqui, a mulher é soberana sobre o corpo dela. E a opção de realizar o explante mamário deve ser uma decisão da própria paciente, quando simplesmente decidiu que não se sentia mais à vontade com as próteses. O explante pode ser também por indicação médica devido ao tempo decorrido das próteses, ou em função da ocorrência de raras complicações com os implantes.
Como todo tratamento médico, a inclusão de implantes mamários necessita de um acompanhamento médico periódico e permanente, no intuito de monitorarmos as complicações possíveis, que embora raras, devem ser tratadas sempre com a maior brevidades. O desejo da paciente em não manter as próteses mamárias será sempre soberano e deve ser atendido de forma descomplicada. Vemos na clínica que é frequente a mudança de comportamento e de opções ao longo da vida das pacientes.
Para o explante, usamos técnicas semelhantes a mamoplastia redutora, onde utiliza-se os tecidos mamários para a recomposição das mamas de forma estética.
A lipoenxertia ou lipofiling das mamas é uma técnica extremamente importante quando associada ao explante mamário, pois nos permite compensar o volume mamário perdido.

É muito tranquilizador para a paciente saber que a qualquer momento ela pode, de forma descomplicada, retirar as próteses. Isso gera uma maior confiança na hora de optar por colocar as próteses.