ENXERTIA GORDUROSA

O que é Enxertia Gordurosa

Uma das técnicas cirúrgicas que apresenta resultados surpreendentes no quesito rejuvenescimento e remodelação, é o enxerto de gordura autóloga (do próprio paciente). O enxerto de gordura é um potente agente de rejuvenescimento cutâneo e preenchimento, pois as células gordurosas enxertadas carreiam uma enorme quantidade de células tronco.

As células tronco são células indiferenciadas que vão se diferenciar de acordo com a região onde são enxertadas. Elas têm uma capacidade de auto diferenciação e auto renovação. Ou seja, transformam-se em células iguais às células do local aonde foram enxertadas, porém mais jovens. Por isso mesmo, elas também possuem um efeito trófico (trófico significa nutrição), pois passam a ter capacidade de produzir nutrientes específicos da região onde foram enxertadas, como o colágeno por exemplo.

O enxerto de gordura pode ser feito em qualquer região corporal para aumentar o volume ou corrigir depressões constitucionais ou cicatriciais, deformidades congênitas ou sequelas de doenças. O macro enxerto de gordura, é a transferência de uma grande quantidade de gordura de uma área onde ela estava sobrando para uma área que queremos preencher ou aumentar.

A técnica é muito usada para preencher depressões corporais e aumentar os glúteos.

Além do rejuvenescimento da pele local, ele proporciona uma remodelação do segmento corporal abordado. Os micro enxertos de gordura também podem ser feitos para rejuvenescer a genitália feminina e o dorso das mãos.

No caso da genitália feminina, eles são usados para preencher os grandes lábios, que perdem volume com o passar dos anos, e na parede interna do canal vaginal, para aumentar a elasticidade e o turgor da parede vaginal.

OS RESULTADOS DO ENXERTO NO DORSO DAS MÃOS TAMBÉM É EXCELENTE. A TÉCNICA CONSISTE EM:
1- UMA LIPOASPIRAÇÃO PARA COLETA DA GORDURA;
2- NO PREPARO ADEQUADO DA GORDURA;
3- NA REINTRODUÇÃO DELA NAS REGIÕES PREVIAMENTE DEFINIDAS PELO CIRURGIÃO.

A gordura pode ser retirada de qualquer parte do corpo que contenha gordura, mas em geral, a retirada é feita do abdômen ou costas. É utilizada a anestesia peridural com sedação. O procedimento pode ser associado a qualquer outra cirurgia. Mas sempre em ambiente de Bloco Cirúrgico, sob monitorização anestésica. Trata-se de um procedimento seguro, com índice de rejeição nulo, já que a gordura é do próprio paciente.

O enxerto de gordura já é praticado há muitos anos. O que mudou nos últimos tempos, foram as técnicas de coleta da gordura, os instrumentais mais delicados para a coleta e a enxertia e a maneira de tratar a gordura que será enxertada, utilizando-se técnicas de tratamento da gordura mais apuradas para preservar o máximo de células tronco que existem em abundância no tecido gorduroso. O resultado é muito natural surpreendente e muito duradouro. Geralmente um procedimento só já é o suficiente para atingir os resultados almejados. A transferência de gordura pode ser realizada com o mínimo de traumatismo e cicatrizes, concedendo volume estrutural, de aspecto tridimensional, harmônico e natural ao contorno corporal.

O equilíbrio corporal é a melhor forma de recuperação e resultados.